Valada

A paisagem desta área impressiona os visitantes pela vegetação e as águas tranquilas do Tejo no qual se refletem choupos, freixos, salgueiros e faias.

Ao longo da subida do rio a paisagem rural é agradável. Os pescadores de Aveiro e Vieira de Leiria foram atraídos para esta zona devido à abundância de peixe, dando origem a diversas pequenas comunidades à beira rio. As bateiras e os saveiros são avistados muito facilmente nesta zona, associados aos pescadores “avieiros”, especializados na pesca do sável.

O Tejo, nestas paragens possui um espaço apetecível para atividades lúdicas e de animação. Na zona encontra algumas infra-estruturas e equipamentos de apoio como: parque de merendas, parque infantil, campos de jogos, circuito de manutenção.

De visita a Valada, não perca a sua praia fluvial, sempre agradável nos dias mais quentes.

Gastronomia 

Dê gosto ao seu paladar com iguarias gastronómicas como: Ensopado de Enguias e o Torricado (Bacalhau assado e desfiado, acompanhado com Pão Ribatejano molhado em Azeite e Alho).

Cais de Valada do Ribatejo

Situado na serena vila de Valada do Ribatejo, o recente cais construído junto da praia fluvial está normalmente lotado com embarcações residentes. Contudo poderá sempre fundear pelo que aconselhamos levar o barco de apoio. Pode também contar com um posto de acostagem de 20m de comprimento, normalmente reservado ao varino “Liberdade” que por simpatia do mestre Luís Godinho, este posto poderá ser libertado sempre que o visitante pretenda visitar ou pernoitar na vila, bastando para tal contactar o mesmo. Existe ainda uma rampa para barcos, no entanto esta encontra-se num elevado estado de degradação.

Localização

N 39° 4’52.88″

W 8°45’26.43″

Comunicações

VHF – Inexistent

Horários

9am – 6pm

Distancia

28 milhas náuticas pela Cala das Barcas.

Contacts

Skipper Luís Godinho embarcação “Liberdade” +351 969 022 529 

Share