Moita

moita_header

Um interessante património ligado ao rio, aprazíveis zonas verdes e a riqueza da actividade cultural fazem do concelho da Moita um local de visita obrigatória para quem pretende conhecer melhor a margem sul do Tejo.

A nova centralidade e a acessibilidade trazidas pela construção da Ponte Vasco da Gama constituem um trunfo no posicionamento deste concelho na região de Setúbal, nomeadamente para a valorização dos seus recursos naturais e zona ribeirinha, constituindo um atractivo para a instalação de novos equipamentos, novas empresas e novos residentes. Estão assim a surgir novas oportunidades para o desenvolvimento local e regional, resultantes do esforço da Câmara Municipal na requalificação urbanística e ambiental.

Centro Náutico Moitense

 O Cais da Moita desempenhou, ao longo de séculos, um papel de grande relevância. O movimento fluvial de e para Lisboa, com mercadorias ou com passageiros, atribuiu a este ancoradouro uma grande importância económica e social. Durante séculos, o Cais foi o coração da vila da Moita. Aqui chegavam viajantes, carroças e carretas de bois carregadas de produtos, a fim de tomarem a carreira do barco para a cidade de Lisboa. Hoje em dia o cais da Moita é um ponto turístico, cujo guia, o Mestre João Gregório faz as honras da casa. Prestando toda a simpatia e hospitalidade, o cliente é convidado a deixar a sua embarcação na entrada fluvial da Moita, onde o seu barco ficará sempre com calado seguro, pois a maré poderá ser muito baixa ou mesmo inexistente junto do cais, assim para sua segurança consulte sempre uma tabela de marés actualizada. Posteriormente o Mestre João Gregório levá-lo-á até ao cais, realizando um pequeno passeio pela bacia fluvial da Moita, com destino aos melhores restaurantes locais.

Localização

N 38°39’20.85″
W 8°59’48.35″

Comunicações

VHF inexistent

Horário

09h00 – 13h00
15h00 – 18h00

Distance

17 Nautical miles.

Contatos

Centro Náutico Moitense – Mestre João Gregório Tlm.: +351 962650767

http://www.geocities.com/cnmoitense/

Galeria Fotográfica

Share