Alcochete

alcochete_header

Inserida na Reserva Natural do Estuário do Tejo, a vila de Alcochete está entre as mais belas vilas ribeirinhas. Apesar da sua proximidade a Lisboa, nunca perdeu o traçado urbanístico característico de uma vila piscatória.

Acredita-se que de origem Árabe, (Al caxete – “o Forno”), esta vila, terra berço do Rei D. Manuel I, apresenta um património de singular valor. Exemplo disso é a Igreja Matriz, em estilo gótico, traçada pela arte manuelina; a Capela de Nossa Senhora da Vida, de grande devoção entre os pescadores; a Ponte Cais e o Centro histórico de ricas fachadas coloridas.

Em tempos com uma actividade económica assente na extracção de sal marinho, Acolchete viu a sua vida laboral primordial ser substituída pelo crescente comércio de grandes superfícies, pesca e criação de gado bovino.

Cais de Alcochete

O Cais de acostagem da Vila de Alcochete situa-se no longo pontão central, assumindo o estatuto de ex-líbris da vila. Gerido pela Administração do Porto de Lisboa, em conjunto com a Câmara Municipal de Alcochete, a utilização e permanência no cais é totalmente gratuita. Estão instalados cerca de 5 postos de acostagem, para embarcações até 15m. Poderá sempre contactar, via telefone, a Câmara Municipal para reservar o seu posto de acostagem, contudo, regra geral não poderá contar com ajuda para atracar a sua embarcação.

Localização

N 38°45’24.79″
W 8°57’59.59″

Comunicações

VHF inexistent.

Horários

9h – 13h00
15h00 – 18h00

Distance

6 milhas nauticas 

Contactos

Tel.: 21 234 86 00/1
Fax: 21 234 86 90

Email: geral@cm-alcochete.pt

http://www.cm-alcochete.pt

Galeria Fotográfica

Share