Lisboa Antiga

Lisbon, Portugal cityscape in the Alfama District.

Não pode vir a Lisboa sem explorar a zona antiga da cidade.

Pode desfrutar simplesmente de se perder nas suas ruas estreitas e labirínticas com edifícios que datam desde da época medieval a edifícios do século XIX. Não importa para onde olhe, irá encontrar marcos históricos e culturais, bem como agradáveis restaurantes, cafés e clubes de fado.

Como ir

O autocarro 781 ou 728 irá levá-lo da marina até ao centro da cidade. Saia em Santa Apolónia e de lá poderá começar a explorar a cidade velha. As atrações principais incluem o Castelo de São Jorge, o miradouro de Santa Luzia e a Catedral de Lisboa.

Atrações do bairro:

Sé de Lisboa -Esta catedral românica, a Sé, é facilmente reconhecida pelas suas duas torres sineiras, um elemento arquitetónico que garante ao edifício um aspeto militar ímpar. Foi fundada em 1150, três anos após o Rei D. Afonso Henriques ter reconquistado a cidade de Lisboa aos mouros. Ergue-se na antiga localização de uma mesquita, sobre fundações romanas anteriores.

Castelo de São Jorge – Provavelmente a mais popular atração turística de Lisboa, o Castelo de São Jorge coroa uma colina na parte antiga da cidade. A partir das muralhas milenares deste castelo tem-se uma vista panorâmica da cidade, na companhia de pavões que por lá deambulam.

Alfama – Este é o bairro medieval da cidade, que mostra ainda sinais da presença moura na cidade, com os edifícios muito próximos uns dos outros, ruas tortuosas e estreitas. É um bairro muito pitoresco e um ótimo local para se passear, explorar o labirinto das suas ruelas medievais e casas envelhecidas com roupa a secar em varandas de ferro forjado, por entre pequenas lojas e esplanadas com vistas perfeitas dignas de um postal.

Panteão Nacional – O Panteão Nacional, localizado no bairro histórico de Santa Clara, ocupa o edifício originalmente destinado à Igreja Santa Engrácia. Bonita e original, nos dias de hoje funciona como o Panteão Nacional de Portugal e local final de enterro para muitos Portugueses ilustres como Amália Rodrigues, a mais famosa diva do Fado. Situado na cidade velha, a sua enorme cúpula branca é uma característica proeminente no horizonte de Lisboa.

Share