Fados

Fado_Lis0885_o

Fado

“Fado” estilo musical único de Portugal,  significa, literalmente, “destino”. Esta música melancólica que apela aos sentimentos de saudade e tristeza cantando a vivência do quotidiano, através de uma combinação muito peculiar de voz e viola (guitarra portuguesa), teve o seu berço no bairro de Alfama. Também outros bairros antigos como o da Mouraria e do Bairro Alto, estão associados ao Fado,  que pelas suas ruas se faz ouvir há mais de um século.

Na cidade de Lisboa existem vários bares e restaurantes conhecidos como “Casas de Fado”, onde atuam artistas amadores e profissionais que animam a vida noturna lisboeta. Para os apreciadores, ou para quem quer conhecer esta singularidade portuguesa, terá de contemplar no seu programa de saída noturna uma visita a uma casa de Fado. A maioria das casas de Fado considerado ‘genuíno’  estão localizadas nos bairros de Alfama, Bairro Alto e Lapa onde se encontra o “Senhor Vinho”, casa muito conceituada.

Embora muitos desses lugares sejam dirigidos especificamente para os turistas, há, contudo, outros não publicitados e fora dos roteiros turísticos à espera de serem descobertos em ruas e vielas destes bairros antigos.

Tal é a importância deste estilo musical e o seu enraizamento na cultura e identidade portuguesa, que em 1998 abriu as portas ao público um Museu do Fado que traça as origens do fado e da guitarra portuguesa desde o século XIX e em 2011 a UNESCO elegeu-o “património imaterial e cultural da humanidade”.

Share